Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

AGENDA 21

TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2011

No ano de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou no Rio de Janeiro a conferência Eco-92, ou Rio-92, a qual teve dentre os resultados a criação de um documento denominado Agenda 21.

Os 179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, nascendo ali um programa de ação documentado em 40 capítulos, que institui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de representar o anseio por mudança para esse novo modelo de desenvolvimento desejado para o século XXI.

A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. Indica as estratégias para que o mesmo seja alcançado.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 a partir das diretrizes da agenda global. No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS), tendo sido entregue à sociedade, por fim, em 2002.

Cada região do Brasil pode elaborar sua própria Agenda 21, de acordo com suas peculiaridades e necessidades, sendo conhecida assim como Agenda 21 Local.


Links:

2 comentários: