Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Notícia - Mapa dos Resíduos Sólidos é lançado durante reunião do Consema

SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011
 
Em esforço conjunto, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) elaboraram o Mapa Estadual de Resíduos Sólidos, documento apresentado nesta sexta-feira (26) durante a 35ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), realizada no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no bairro do Recife. O Mapa, que revela o atual cenário da gestão integrada de resíduos sólidos no Estado, será distribuído a todos os 185 municípios pernambucanos e já está disponível para download no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br).

No documento, é possível encontrar dados sobre os consórcios intermunicipais, os municípios que dispõem do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGIRS), os que possuem aterro sanitário licenciado pelo órgão ambiental estadual competente e ainda aqueles contemplados com o ICMS Socioambiental relacionados a tratamento e destinação final. Também contribuíram para a elaboração do conteúdo a Secretaria Estadual das Cidades (Secid), a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

O Mapa servirá de instrumento orientador para que as cidades e os gestores públicos se enquadrem nas metas da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outros pontos, a Política estabelece que até o ano que vem todos os municípios devem dispor do PGIRS e ainda a extinção dos lixões até 2014. "O Mapa que foi lançado hoje representa mais um esforço conjunto do Sistema Estadual de Meio Ambiente, onde a CPRH se insere e não mede esforços para se envolver com todas as iniciativas em favor do ambiente", afirmou o diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel.


NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CPRH 

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário