Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CERTIFICAÇÃO ISO 14000

QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2011

ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que define diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.


No início da década de 90, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que tratassem da questão ambiental e tivessem como finalidade a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.


No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e implementou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. O comitê foi dividido em vários subcomitês.


Este subcomitê desenvolveu a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerenciasse a questão ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gestão ambiental. É a mais conhecida entre todas as normas da série 14000, a qual possui outras ramificações..

O que está na ISO 14001:

  • Requisitos gerais;
  • Política ambiental;
  • Planejamento da implementação e operação;
  • Verificação e ação corretiva;
  • Análise crítica pela administração.

Links Úteis:


Fontes:  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário