Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RECOLHIMENTO DE PILHAS E BATERIAS

SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

Aparentemente inocentes e de pequeno porte, pilhas e baterias são siginificativos agentes nocivos ao meio ambiente. São classificadas como resíduos perigosos e possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, e que depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contamina o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

No mesmo ano em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada, 2010, foram recolhidas cerca de oito milhões de pilhas e baterias no Brasil e recicladas cerca de 8 mil.  A informação foi prestada pela gerente de Resíduos Perigosos do MMA, Zilda Veloso, nesta quinta-feira (25/8/11) na Comissão de Assuntos Sociais, do Senado.

A logística reversa - ou seja, a obrigatoriedade de recolhimento de embalagens ou dos próprios produtos fabricados depois de usados pelo consumidor - está prevista não apenas na PNRS, mas também no Decreto 7404/10 e na Resolução 401/08 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, disse a gerente.

Pilhas e baterias estão entre os produtos citados no artigo 33 da PNRS. Também estão explícitos pela legislação os pneus, as lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, resíduos e embalagens de agrotóxicos e de óleos lubrificantes, embalagens em geral e os produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

"Já temos no País 1.800 pontos de recolhimento de pilhas e baterias. Falta ainda que os consumidores se habituem a entregá-las", comentou Zilda Veloso. Ela afirmou que esses produtos contêm metais pesados prejudiciais ao meio ambiente. "Principalmente as pilhas comuns e especialmente aquelas compradas no comércio irregular", advertiu.

A gerente de Resíduos Perigosos ressaltou que o Programa de Consumo Sustentável, do MMA, assim como a PNRS, estão promovendo mudanças no padrão de consumo dos brasileiros, e que o ministério está em campanha educativa para que a população passe a selecionar o lixo doméstico para encaminhá-lo a reciclagem.
 
Veja aqui alguns dos pontos de recolhimento de pilhas e baterias em Pernambuco:

Ponto de recolhimento MAPFRE: Av. Agamenon Magalhães, 3855, Recife-PE

Ponto de Recolhimento Philips: AV. Antonio de Gois, 340 Loja 1, Pina, Recife-PE

Ponto de Recolhimento Alport Teleinformática: Rua Dr. Miguel Arcanjo, 21 sala 4/5 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário