Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Notícia - Bancos dão crédito a empresas com irregularidades ambientais, diz Serasa

 TERÇA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO DE 2011

Onze em cada cem empresas causadoras de impacto ambiental que estão na carteira de crédito dos bancos do país exibem algum tipo de irregularidade do ponto de vista socioambiental, aponta levantamento divulgado nesta terça-feira (6) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian.


Irregularidades apuradas
Dos três tipos de irregularidades apuradas, a maior incidência delas, 95%, diz respeito ao licenciamento ambiental. De acordo com a Serasa, o problema pode estar relacionado tanto à falta de licenciamento (licença inexistente, expirada, negada, etc.) quanto à existência de sanções ou infrações emitidas pelo órgão fiscalizador ambiental, sem a implementação, por parte da empresa autuada, do termo de ajuste de conduta, entre outros tipos de irregularidades.

Outros 4,9% das irregularidades ambientais detectadas relacionam-se com a operação da atividade produtiva em áreas embargadas. Já 0,1% das ocorrências tem relação com a utilização de trabalho escravo.

Irregularidades por região 
Por região geográfica, a maior incidência de empresas ativas em crédito, apresentando irregularidades socioambientais foi a Nordeste, com 18% das empresas causadores de impacto ambiental em estado irregular, diz o levantamento da Serasa.

Em seguida, vieram as regiões Norte (16%) e Cento-Oeste (15%). Logo abaixo, mas ainda acima da média nacional, aparece a região Sul com 14% de incidência. Apenas a região Sudeste ficou abaixo da incidência média nacional (de 11%), com 8% de empresas irregulares.


Conformidade Ambiental 
Para a análise, a Serasa usou uma ferramenta chamada Conformidade Ambiental, uma tecnologia desenvolvida para o tratamento específico de informações de natureza ambiental registradas nos órgãos ambientais oficiais. "Esses dados permitem que as instituições financeiras avaliem o cumprimento à legislação ambiental por parte dos produtores rurais e de empresas causadoras de impactos ao meio ambiente. O acesso à base de dados ambientais oficiais é feita online e em tempo real", diz a Serasa.

O levantamento reúne informações ambientais sobre licenciamentos, outorgas, atendimento ao Código Florestal e autorizações ambientais; infrações, autuações, sanções e acordos conciliatórios; certificados de regularidade e Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização (Sicafi); dados sobre áreas contaminadas e áreas embargadas; além de informações sobre empresas incluídas na lista de trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego.


Do G1, em São Paulo
 Fonte:
http://www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário