Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Notícia - Recife está entre as sete capitais que mais poluem

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2011

Pelo menos sete capitais brasileiras têm poluição acima do nível máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pesquisa feita entre 2006 e 2009 mediu os índices de qualidade do ar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Nenhum resultado foi satisfatório.

Inalar o ar da capital paulista, por exemplo, é equivalente a fumar dois cigarros por dia. A OMS estabelece como aceitável 50 microgramas diários de material particulado por metro cúbico. Já uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece como aceitáveis até 150 microgramas.

Cada vez que uma pessoa liga o carro, o escapamento lança poluentes na atmosfera. Quando o veículo é abastecido, isso também ocorre, porque os gases se evaporam e encontram com o oxigênio do ar. Um corredor de tráfego concentra até três vezes mais poluição que o restante da cidade.

A indústria e as queimadas também são responsáveis pela má qualidade do ar, assim como o calor do sol, que forma o ozônio após reações químicas.

A poeira de uma obra tem menor efeito sobre a saúde. As partículas de fuligem prejudicam quem já apresenta doenças respiratórias, mas não chegam a causar maiores danos, porque não entram no pulmão nem provocam problemas cardiovasculares, como acontece com as partículas geradas pela queima de combustível fóssil.

Então concluímos que os maiores problemas vêm mesmo do desmatamento desordenado, da quantidade enorme de veículos e das indústrias. 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário