Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Notícia - CPRH conscientiza comunidade escolar sobre importância de se preservar a Mata Atlântica

 SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2011

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoveu neste dia 23, na Escola Municipal Dr. Eudes Sobral, localizada no Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), administrado pela CPRH, o fechamento do "Projeto Mata Atlântica: estudo, conheço, quero bem!", o qual foi intitulado Dia "D". As atividades do projeto vêm ocorrendo desde o início do ano letivo e objetivaram fazer com que a comunidade escolar local compreendesse a importância de se preservar os remanescentes de Mata Atlântica.

Esta foi a oportunidade para os estudantes apresentarem o conteúdo apreendido. Para isso, utilizaram música, teatro, histórias, fantoches, textos de cordel, pintura e uma maquete. Jadson da Silva e Gustavo Monteiro, ambos do 5°ano, disseram que não vão mais jogar lixo ou caçar animais da floresta. "Agora sabemos que não vivemos mais sem a mata", resumiram os alunos. "Foi um verdadeiro despertar. Acordar esta consciência que estava adormecida. Descobri que a Mata Atlântica abriga muito mais plantas e animais do que os que eu conhecia", confessou a professora Melânia Lima.

Além das apresentações dos alunos, houve contação de histórias. As aventuras da "Verdinha Vira-Vira", a árvore que se transforma em peixe, sabiá e finda como páginas de um livro (texto da CPRH) conseguiu deixar o público atento. A cartilha Verdinha Vira-Vira e o jogo Aprendendo sobre Florestas, produzidos pela CPRH, foram distribuídos a todos os participantes. As crianças ainda assistiram ao vídeo Guardiões da Biosfera - episódio Mata Atlântica e fizeram uma atividade interativa, na qual respondiam se era "fato" ou "boato" as informações do filme replicadas pelas professoras.
 
O Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú possui 1.077 hectares e está localizado na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno. Constitui-se no maior remanescente de Mata Atlântica da Região Metropolitana do Recife. Sua missão é proteger, conservar e interagir com as comunidades do entorno.

Fonte:
Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário