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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS – QUAL É O SEU OBJETIVO?


QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2011

No conceito de análise SWOT, percebe-se que o ambiente organizacional é dividido em quatro partes. Temos no ambiente interno: forças e fraquezas; e no ambiente externo: oportunidades e ameaças. Essa é uma análise feita geralmente pelo setor de marketing, responsável por reconhecer e trabalhar tais fatores em muitas das empresas. Porém no mercado atual, onde aumentou a preocupação na implantação de políticas de preservação ambiental, não somente as organizações estão preocupadas com os resultados das aplicações dessa ferramenta. Os consumidores também fazem, em parte, sua própria análise na hora de decidir quem será o fornecedor de seu produto ou serviço. O que importa para os mesmos não é tão somente aquilo que sai da empresa para suprir sua necessidade, o que está no “ambiente externo”, mas também importa o que acontece dentro da empresa, como suas políticas e práticas de sustentabilidade e preocupação com o bem estar da sociedade, as quais compõem a análise do “ambiente interno” da empresa no ponto de vista do cliente.

É cada vez mais comum vermos empresas que têm como preocupação o investimento em práticas de preservação do meio ambiente, dentro e/ou fora de seus limites físicos. Por sua vêz os dirigentes dessas mesmas empresas, responsáveis pelo planejamento estratégico, orçamentos e também no comando das decisões sobre a mudança na estrutura de seu organograma, erram em delegar tal atividade a departamentos que, algumas vezes, não têm competência nem qualidade para gerir esse tipo de questão. É o caso de, por exemplo, de quando o setor de recursos humanos recebe a missão de implantar melhorias no meio ambiente interno,  atingindo apenas o clima organizacional e a rotina de seus funcionários, realizando decoração com plantas ornamentais, criação de áreas verdes e distribuindo lixeiros seletivos, achando que dessa forma está agregando valor à sua marca em relação ao cliente. Não digo que cuidar do meio ambiente seja algo que não deva afetar a qualidade de vida do funcionário, mas o fato é que este tipo de investimento vai muito além do bem-estar pessoal do colaborador e da beleza paisagística da organização. É algo muito mais complexo e, para que dê visibilidade positiva à empresa, tem que abranger seu ambiente interno e principalmente o externo.

O investimento em meio ambiente deve ter como objetivo afetar positivamente a imagem da organização, que por consequência trará bons resultados econômicos, além de proporcionar a fidelidade dos consumidores, que cuidarão de divulgar a empresa, conseguindo assim aumentar o poder da marca e sua participação no mercado, o qual é objeto de trabalho do setor de marketing, o mais indicado para aplicar tais práticas de sustentabilidade. Mesmo que o ideal seja investir em um outro departamento à parte, integrando a empresa como um todo, com a função de cuidar da gestão ambiental e assim ter mais foco, o que maximiza os resultados. E para que esse retorno venha de forma eficiente é necessário que a empresa tenha em seu quadro de colaboradores bons profissionais, preparados e capazes de aplicar políticas e práticas ambientais de forma eficaz e com visão sistêmica.

Antonio Júnior (100% autoral)

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