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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DESAFIOS DO TURISMO SUSTENTÁVEL

 QUINTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2011

A sustentabilidade do turismo está entrando na agenda da Organização Mundial do Turismo (OMT) e dos gestores de destinos e assuntos ligados a sustentabilidade estão començando a ter ressonância na percepção do público. O conceito do Destination Scorecard do National Geographic Traveler (2004), que usa 6 indicadores de sustentabilidade para fazer um ranking de 115 destinos conhecidos, teve grande repercussão tanto entre os responsáveis pelos destinos e quanto entre os turistas.

A discussão de sustentabilidade do turismo inclui reconhecer a importância de planejamento a longo prazo e de utilizar indicadores de desempenho que monitoram a valorização econômica, ambiental e sócio-ambiental.  Também se necessita investir em práticas e tecnologias que permitam minimizar impactos.

O desenvolvimento a longo prazo é a finalidade da sustentabilidade, e para ter êxito, é necessário a interação da população local, e com isso, alcançar uma melhor qualidade de vida, podendo estabelecer uma relação harmoniosa entre turistas e anfitriãs. Gerando valores agregados por meio de leis de otimização e não da maximização das rendas, assegurando assim a inclusão e a coesão social e política num processo de desenvolvimento integrado e integral. Trás ainda em sua base a preocupação com a conservação, o meio físico e das formas de organização das comunidades receptoras, seus usos, costumes e tradições assim como participação nas fases de planejamento.

É notável em muitos destinos turísticos, a inexistência de planejamento, muitos empresários agem de acordo com seus próprios critérios e interesses, pode-se observar ainda um enorme descaso por parte das administrações locais, em relação aos problemas do conjunto, onde favorece por conseqüência alguns poucos empresários.

FYALL (1998) lançou dez princípios para o desenvolvimento do Turismo Sustentável, todos focados direta ou indireta na melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora, pois não há possibilidade alguma de desenvolver o turismo em localidade sem que a comunidade desta esteja de acordo. Neles estão explícitas as atitudes necessárias para um turismo que seja sustentável, enumeradas logo abaixo:

1º - Usar os recursos com sustentabilidade: a conservação e o uso sustentável dos recursos-naturais, sociais e culturais – é crucial e faz sentido mantê-los para o futuro da atividade.
2º - Reduzir o excesso de consumo e o desperdício: a redução do excesso de consumo e desperdícios evita os custos de restabelecer em longo prazo danos ambientais e contribui para a qualidade do turismo.
3º - Manter a diversidade: manter e promover a diversidade natural, social e cultural é essencial para o turismo sustentável duradouro, e cria opções diversificadas para a atividade.
4º - Integrar o turismo ao planejamento: o turismo é integrado numa estrutura de planejamento estratégico nacional e local e que empreenda taxas de impactos ambientais aumentando a viabilidade em longo prazo da atividade.
5º - Apoia as economias locais: o turismo que apoia em largo alcance as atividades econômicas locais e que leva em conta seus valores e recursos ambientais protege essas economias e evita danos ambientais.
6º - Envolver as comunidades locais: o total envolvimento das comunidades locais no setor de turismo, não só beneficia a elas e ao meio ambiente em geral, mas também melhora a qualidade da atividade turística.
7º - O poder público e privado: a articulação entre o trade, as comunidades locais, as organizações e instituições ligadas ao turismo é essencial para elas trabalharem integradas, buscando solucionar potencias, conflitos e interesses.
8º - Qualificar mão-de-obra: a qualificação da mão-de-obra integra o turismo sustentável e práticas de trabalho, na medida em que recruta mão-de-obra local em todos os níveis, melhorando a qualidade do produto turístico.
9º - Comercializar o turismo com responsabilidade: o marketing que promove o turismo com ampla e responsável informação aumenta o respeito por ambientes naturais, sociais e culturais das áreas receptoras e aumenta a satisfação dos visitantes.
10º - Desenvolver pesquisas: a realização de pesquisas e o monitoramento da atividade através de dados e analises são essenciais para ajudar a resolver problemas e trazer benefícios para os espaços receptores, para o turismo e seus receptores.

Turista na própria cidade

Se você acha que para ver as maravilhas que o mundo tem a oferecer é preciso rodar o planeta e ir a lugares bem distantes daqui, pare um pouco e repare se você não deixou passar em branco lugares, pessoas e programações incríveis que estão bem mais próximos do que você imagina.

Claro que viajar para outros lugares é importante e delicioso, mas descobrir o espaço que vivemos, além de excitante, é muito mais sustentável. Além de economizar um bom din din, abrindo mão de voos de avião e de quilômetros rodados com carro, ônibus e trens, você estará deixando de lançar toneladas de CO2 na atmosfera.

Por isso, explore a sua cidade, visite aqueles pontos turísticos em que nunca foi, descubra lugares incríveis que só quem é nativo conhece (ou deveria conhecer), faça uma lista de tudo o que você gostaria de ver na sua cidade e pesquise na internet, olhe a programação disponível no jornal de hoje em busca de coisas interessantes que estão rolando na cidade, e se envolva pelo local onde mora.



Fonte:
http://vitaecivilis.org
http://www.ecobrasil.org.br
http://www.ecodesenvolvimento.org.br
http://www.turismo.gov.br

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